Você está em: SEJELDESTAQUESSejel abre inscrições para oficina de orientações sobre Edital

Sejel abre inscrições para oficina de orientações sobre Edital

A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) abre inscrições para a oficina “Como inscrever meu projeto?” destinada para aos interessados em conhecer o Edital nº 001/2021 de Incentivo ao Esporte Amador, aprender as regras e como fazer a inscrição neste ano. Para participar, qualquer pessoa pode preencher o formulário online até a próxima quarta-feira, dia 9. A formação será na próxima quinta-feira, 10, às 19h.

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) destinará quase R$ 2,5 milhões para 184 projetos em toda capital paraense, com o valor do recurso variando de R$ 5 mil a R$ 100 mil cada.

No total, estão sendo ofertadas 80 vagas para a formação online feita pelos servidores da Sejel. A oficina será restrita aos inscritos antecipadamente. Após preencher o formulário na internet, o inscrito receberá um link para assistir a oficina.

Segundo o coordenador de Projetos Especiais, Endell Menezes, o conteúdo da oficina conta com orientações gerais sobre o edital, as exigências jurídicas e financeiras, além de tirar dúvidas sobre documentação e itens obrigatórios dos projetos.

“A ideia é democratizar o conhecimento sobre as inscrições e permitir que todos possam ter acesso ao edital. Essa é uma preocupação da nova gestão, para que todo mundo possa concorrer de forma mais democrática”, enfatizou.

Segundo Endell, observou-se, após análise de inscrições dos anos anteriores, que poucos candidatos tinham conhecimento sobre como solicitar os recursos. “Pequenos clubes, associações ou atletas, que não têm projetista, ou uma assessoria jurídica, acabavam não participando por falta de formação. Somente pessoas que tinham mais recursos para pagar alguém para desenvolver projetos, como clubes e entidades grandes, conseguiam submeter a sua proposta”, disse.-

Valores – O Edital de Seleção de Projetos Esportivos Amadores de Relevância Social pelo Município de Belém – Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense tem cinco faixas de valores destinados aos projetos que são: R$ 5 mil; R$ 10 mil; R$ 25 mil; R$ 50 mil; e R$ 100 mil. Um dos objetivos deste novo edital é propiciar para que grupos de minorias como de mulheres, quilombolas, indígenas, comunidade LGBTQIA+ e ribeirinhos sejam incluídos e contemplados com os recursos.

A expectativa é que a oficina também permita uma diminuição de erros eliminatórios dos projetos. “Queremos diminuir ao máximo possível a quantidade de erros comuns que ocorriam nos projetos dos anos anteriores, como erros pequenos de objetivos, de divisão dos itens e nas documentações. Por isso, muitos projetos são reprovados. Erros que são totalmente sanáveis”, destacou Endell. A Sejel mantém ainda atendimento virtual e presencial para tirar dúvidas dos proponentes.

Edital – Os projetos para solicitar recursos do Edital de Seleção de Projetos Esportivos Amadores de Relevância Social pelo Município de Belém poderão ser entregues do 17 de junho até 16 de julho, das 9h às 14h, presencialmente na Sejel, localizada na Aldeia Cabana David Miguel, esquina da travessa Pirajá, com a avenida Pedro Miranda. O edital e todos os formulários estão disponibilizados em arquivo editável no site da Sejel (belem.pa.gov.br/sejel/site).

Serviço:

Oficina online “Como inscrever meu projeto?”
Data:
quinta-feira, dia 10