O que você procura?

Você está em: SEJELProjetosCoordenadoria de Lazer

Coordenadoria de Lazer

Atualizado em 28 de setembro de 2021
Recreando Escola e Comunidade

Revitaliza e abre as portas das escolas municipais nos finais de semana para atender aos moradores das proximidades da instituição de ensino escolhida com o maior número de atividades esportivas e recreativas possíveis. Em apenas dois anos de atuação, favoreceu a quase sete mil pessoas.

Caravana da Lazerania

Promove a capacitação de agentes comunitários e oferece estruturas sistematizadas para a elaboração de atividades de esporte e lazer, para que as pessoas possam manter com autonomia a prática do esporte e do lazer nas comunidades. No ano passado, esteve presente em 9 bairros e beneficiou 1.500 pessoas.

Metrópole em Cores

Capacita grafiteiros e combate, por meio da organização e formação de grupos de estudo das artes plásticas, a pichação urbana, pela linguagem do grafite. Atende anualmente, desde 2006, 20 pessoas. O projeto também busca revitalizar, através das aulas práticas de grafite, espaços públicos da cidade. Ano passado, o projeto esteve em seis escolas públicas da capital.

Circuito das Artes

Oferece a comunidade escolar e das proximidades, oficinas de cinco linguagens artísticas, que são a música, o teatro, a dança folclórica, a pintura e a literatura. Além das oficinas fixas, nas escolas municipais, realiza ainda oficinas itinerantes em associações ou centros comunitários. Em 2007, atendeu a 2.400 pessoas em 12 escolas e 7 associações, em 15 bairros e um distrito, além da Ilha do Combu.

Ciranda da Imaginação

Direcionado a proporcionar a vivência lúdica de pessoas de todas as faixas etárias nas comunidades, o projeto atua de três formas: com brinquedotecas, livrotecas e também contação de histórias. Por meio de uma caixa baú, o projeto envia livros para o atendimento das comunidades mais distantes, o que estimula a leitura e a pesquisa bibliográfica. O total de beneficiados com o projeto chega a pouco mais de 10 mil pessoas, em 40 diferentes bairros e localidades de Belém.