O que você procura?

Você está em: SEJELDESTAQUESWebinário propõe melhorias de acesso às políticas públicas de esporte e lazer

Webinário propõe melhorias de acesso às políticas públicas de esporte e lazer

• Atualizado há 3 anos ago

Nesta terça-feira, 25, começou o 1º Webinário sobre Gestão em Políticas Públicas de Esporte e Lazer em Belém. Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com órgãos públicos de esporte do Estado e município, o webinário vai até sexta-feira, 28, de 9 às 12 horas, no canal https://abre.ai/cG6n

O evento debate perspectivas e propostas para o desenvolvimento de políticas públicas no setor, junto a pesquisadores especialistas no assunto e gestores públicos de órgãos municipais e estaduais.

“A Sejel está aberta às contribuições de toda a sociedade, seja de pesquisadores, federações, entidades, esportistas e estudantes que fazem da nossa cidade um lugar mais saudável e agradável para todas as gerações”, destacou a titular da Sejel, Carolina Quemel, na abertura do evento.

“A participação de todos é importante para discutirmos os problemas e as soluções na busca da democratização do esporte e do direito ao lazer em todos os bairros e distritos da capital”, pontuou o diretor-geral da Sejel, Thiago Costa.

Secretarias integradas

A abertura contou com a participação do secretário de Estado de Esporte e Lazer ( Seeel), Arlindo Silva, que destacou o empenho da Governo em colaborar com ações e discussões no fomento do setor.

O Diagnóstico do Esporte e Lazer em Belém foi o tema do primeiro dia de webinário. A mediação foi da Secretaria Municipal de Educação ( Semec), através da secretária, Márcia Bittencourt, e da diretora do Departamento de Educação Física, Érika Ferreira. A palestrante foi Andrea Ewerton ( Semec), doutora em Educação Física, e ex-integrante do Ministério dos Esportes.

“Temos o desafio gigante de construir uma nova política de esporte e lazer para nossa cidade, a partir de ações integradas da nossa gestão municipal. Nosso projeto educacional é desenvolver as nossas unidades educacionais como espaços de cultura, tornar essas escolas espaços abertos e integrados, de forma integral” enfatizou Márcia Bittencourt.

“Que a gente possa desenvolver ações nas nossas escolas, fomentando o esporte e lazer. Contamos com a parceria das secretarias envolvidas nessa temática, no nosso esforço para a construção de escolas em tempo integral, em que as crianças possam desenvolver a cultura corporal”, complementou a secretária de Educação de Belém.

“Neste primeiro dia de webinário, destacamos alguns elementos essenciais para quem formula a política pública de esporte e lazer em Belém. Falamos sobre a importância das estâncias de diálogo com a comunidade, sobretudo depois que as conferências foram cerceadas pelo Governo Federal. Isso demarca o papel dos estados e municípios no desenvolvimento da política de esporte e lazer enquanto direito social. A partir do momento em que ouvimos a comunidade e entendemos suas demandas para esse setor”, destacou o coordenador de Esportes da Sejel, Robson Bastos.

O webinário é uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (/Belém), Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel/PA), Núcleo de Esporte e Lazer (Neel/Seduc/PA) e o Departamento de Educação Física (DEEF/Semec/Belém).

Nesta quarta-feira, 26, o segundo dia do webinário terá como tema: A Política de Esporte e Lazer em Belém, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer ( Sejel) e pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer ( Seel). O debate terá a participação do professor e pós-doutor da Universidade Federal do Pará, Carlos Nazareno, líder do Centro de Estudos Avançados em Educação e Educação Física ( CAE).

Texto:
Syanne Neno

Veja também