O que você procura?

Você está em: SEJELDESTAQUESSejel inicia curso gratuito de paisagismo

Sejel inicia curso gratuito de paisagismo

• Atualizado há 3 anos ago

A Secretaria Municipal de Esporte,  Juventude e Lazer ( Sejel) iniciou nesta terça-feira, 21, em sua sede, na Aldeia Cabana, o Curso de Plantas Ornamentais e Paisagismo. O curso gratuito é o segundo oferecido pela Sejel dentro do projeto Oportunize.

O projeto traz uma série de oficinas destinadas a jovens de 18 a 35 anos, com emissão de certificado profissionalizante ao final dos cursos.  O Oportunize é em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( Senar).

“Os cursos oferecidos têm como principais objetivos ajudar na formação profissional, na entrada no mercado de trabalho e também na garantia de novos aprendizados, ofícios e rotinas aos nossos jovens”, destaca Matheus Dias, coordenador de Juventude da Sejel.

Assim como em todos os cursos do projeto Oportunize, este, de Plantas Ornamentais e Paisagismo, terá a parte teórica e prática.  A partir da próxima quinta-feira, 23, os 15 alunos participantes irão colocar a mão na terra e desenvolver a potencialidade de expressão criativa, tanto na apresentação como na representação dos processos do projeto paisagístico. 

 Também são ensinadas técnicas de identificação de plantas ornamentais, cultivo, adubação e controle de pragas e doenças no jardim. “Está sendo muito gratificante dar este curso porque estou mais acostumada a realizar oficinas nas áreas rurais.  Aqui as pessoas se sentem estimuladas a valorizar o verde a sua volta, no âmbito urbano”, pontua Andreza Almeida, engenheira florestal e instrutora do curso.

Germinando oportunidades

A estudante de música Yasmin Corrêa,  21 anos, possui um quintal em sua casa, mas se inscreveu no curso de paisagismo para ampliar seus horizontes. 
“Com o certificado profissionalizante que vou adquirir ao final do curso, quem sabe eu possa abrir uma nova porta profissional”, vislumbra a jovem.

Desempregado, Éder Fonseca, 31 anos, começou a se interessar e pesquisar sobre jardinagem há dois anos. ” Este curso chegou na hora certa. Quero aprender tudo sobre paisagismo e decoração para tentar adquirir uma fonte de renda”, destaca Éder.

Veja também