O que você procura?

Você está em: SEJELDESTAQUESSejel apoia Agência Distrital de Icoaraci em projeto Ação Cidadã

Sejel apoia Agência Distrital de Icoaraci em projeto Ação Cidadã

• Atualizado há 3 anos ago

“Foi muito bom resolver várias pendências burocráticas que eu tinha realizar consulta médica, e ainda ver meus filhos se divertindo com atividades físicas”. A declaração é da floriculturista Darle Fernandes, 36. Acompanhada do marido e dois filhos, ela foi uma das beneficiadas pelo projeto Ação Cidadã realizada na manhã desta terça-feira, 24, na Escola Municipal Sabino Barreto, no bairro de Águas Negras, em Icoaraci.

O Ação Cidadã é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic), com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e outros órgãos e instituições, entre eles a Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência de Mobilidade Urbana, Defensoria Pública, OAB-Pará, Funpapa, Cras e Creas, Equatorial, Sebrae, Senac e Guarda Municipal de Belém.

Durante a ação foram ofertados serviços como encaminhamentos para emissão de documentos; orientações sobre benefícios assistenciais; consultas médicas; cadastro para o programa de Tarifa Social de energia elétrica; atendimento jurídico; testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis; carteirinha de meia passagem e outros.

Esse foi o projeto-piloto do Ação Cidadã, que vai se repetir a cada três meses, em mais oito bairros do distrito de Icoaraci. O bairro de Águas Negras foi o escolhido para iniciar o projeto pelos baixos índices de renda e escolaridade da população.

“A gente vê a população local à margem de seus direitos como cidadãos e pensamos essa ação para promover cidadania, para que essas pessoas se sintam olhadas dentro do contexto de uma Prefeitura essencialmente popular”, destacou a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva.

“Além da segurança, a Guarda Municipal entende que a questão social é muito importante, principalmente em uma área carente como esta”, pontuou o coordenador da Inspetoria de Icoaraci, Inspetor Daniel.

Atividades físicas

Entre os órgãos envolvidos, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) marcou presença com sua equipe de professores de Educação Física, proporcionando diversas atividades aos alunos da Escola Sabino Barreto. “A Sejel se sente enormemente feliz em poder estar como uma das apoiadoras desse projeto, levando principalmente às pessoas mais carentes, acessibilidade às nossas atividades físicas”, ressaltou o coordenador de eventos da Sejel, Eder Lorrand.

Texto: Syanne Neno